Notícias
Compartilhar
02/09/2020

Proposta de Reforma Sistêmica do Estatuto do IAF

Baixar Arquivo 1

Perto de completarmos 15 anos de fundação do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia – IAF, é com grande satisfação que submetemos à apreciação da categoria a primeira grande Reforma Sistêmica do Estatuto da Entidade, com o propósito de adequá-lo para os dias atuais.

Vimos que alguns pontos necessitam de adaptação porque já exauriram as suas finalidades, ao passo que outros permanecem bem atuais, tais como o Conselho de Representantes, cuja fórmula inteligente ainda tem amplo cabimento, inclusive porque continua a expressar o viés democrático e participativo que sempre conduziu a carreira do Auditor Fiscal do Estado da Bahia.

Os estudos para alteração iniciaram-se em plena crise da pandemia do Coronavírus, período em que já se anunciava tempos vindouros para a humanidade, chamado por muitos de o “novo normal”.

Nosso Estatuto precisa também ser formatado para amoldar-se a esta nova realidade. E, neste cenário, algumas mudanças estão sendo propostas.

A valorização pela transparência da entidade, o sistema eletrônico de reuniões e votações, além da criação da Diretoria Executiva e do Conselho Pleno são apenas algumas medidas que se pretende implementar, para otimizar a gestão da nossa entidade.

Segue em anexo o arquivo contendo as premissas das alterações, assim como as tabelas que demonstram o que foi: mantido, alterado, acrescido ou retirado do Estatuto do IAF. (clique em Baixar Arquivo 1, no topo da matéria, para obter o documento na íntegra).

Esta proposta de modernização do estatuto do IAF foi construída por um grupo de trabalho, coordenado pelo presidente, Marcos Carneiro, e contou com as relevantes contribuições de, Helcônio Almeida, vice-presidente do IAF, e dos Diretores, Tolstoi Nolasco, Augusto Ferrari, Stephenson Cerqueira e Vladimir Morgado, este último na condição de relator das propostas.

A participação dos filiados é de extrema importância para o aprimoramento da proposta, neste sentido já estão programadas sessões virtuais de debates, conforme calendário abaixo:

Dia 23/09 – às 14:00h

Dia 24/09 – às 9:00h

Os links para acesso às reuniões serão enviados para todos os filiados.

IAF – Trabalho e Transparência!

Notícias Relacionadas