Notícias
Compartilhar
13/06/2019

IAF apoia aposentados que caíram na malha do IR/2018

Diversos filiados aposentados têm procurado o IAF nesta semana, por conta de reclamações referentes a problemas nas respectivas Declarações de Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF, que apontam pendências na Contribuição Previdenciária, fato que ocasionou o ingresso desses filiados na Malha da Receita Federal do Brasil (RFB).

Imediatamente o Instituto começou a articular conversas com a Superintendência de Previdência – SAEB/SUPREV, para que fossem checadas as informações transmitidas na DIRF do exercício 2018. 

Após as verificações, o diagnóstico da SUPREV foi que a DIRF estava correta, e que foi transmitida utilizando-se dos mesmos parâmetros dos anos anteriores.

Os contatos então passaram a ser com a Receita Federal, que após verificações detectou um erro no programa, que alterou o código 132 referente à natureza jurídica do FUNPREV, gerando inconsistências no CNPJ do Fundo.

A correção do erro acontecerá ainda hoje, porém a pendência na Malha somente será resolvida quando for feita uma nova carga de atualização pela RFB.

Ainda não temos a informação se esta carga é feita diariamente ou semanalmente. De qualquer sorte, o problema está em vias de solução.

O IAF agradece a todos os servidores que atuaram para a resolver a questão, em especial, ao Subsecretário da Fazenda João Aslan e ao Superintendente de Previdência Eduardo Matta.

Diretoria do IAF – Trabalho e Transparência!

Notícias Relacionadas