Notícias
Compartilhar
07/05/2018

Contas do IAF de 2017 aprovadas por unanimidade

 

A Assembleia Geral Ordinária do IAF realizada na manhã da última quinta-feira, 03 de maio de 2018, aprovou por unanimidade a Prestação de Contas do exercício de 2017.

As contas da entidade são auditadas anualmente pelo Conselho Fiscal e por uma Auditoria Independente.

 

 

 

Parecer do Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal do IAF, composto pelos Auditores Fiscais Alexandre Alcantara da Silva, Josias Menezes Neto e Jaime Raimundo Nascimento Filho apresentou detalhado Memorando e opinou por Unanimidade que as contas da entidade, relativas ao exercício findo em 31 de dezembro de 2017, estão em condições de serem apreciadas pela Assembleia Geral, nos termos do artigo 24, inciso II dos Estatutos Sociais, com a recomendação de sua aprovação.

O Auditor Fiscal Alexandre Alcantara, atual Presidente do Conselho fiscal, apresentou à Assembleia Geral os principais pontos do referido memorando.

Parecer dos Auditores Independentes

O Diretor Administrativo Financeiro, AF Mauricio Gomes, leu o parecer da empresa BDO, responsável pela auditoria externa, atestando que as demonstrações contábeis do IAF representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira em 31 de dezembro de 2017, como também o desempenho de suas operações e fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, de acordo com a NBC TG 1.000.

Apresentação das contas pela Diretoria do IAF

 A Presidente do IAF, Auditora Fiscal Lícia M. Rocha Soares, convidou o Vice-Presidente do IAF, Auditor Fiscal Sergio Furquim para fazer a apresentação das contas pela diretoria do IAF.

Além de destacar todas as ações afirmativas do IAF em 2017, o AF Sergio Furquim destacou o invejável desempenho econômico e financeiro da instituição, demonstrado nos Balanços Patrimoniais e demais demonstrativos contábeis, mostrando evolução em todos os índices apresentados.

Destaques especiais para os sucessivos superávits, o crescimento das disponibilidades de caixa em 2017, a solidez financeira obtida através do Índice de Liquidez Corrente de 15,92, o crescimento do Patrimônio Líquido 2016/2017 de 15,60%, o aumento do montante do Capital Circulante Liquido em 2017 de R$1,76 milhão, e a evolução das Disponibilidades do IAF desde 2012, que apresentou aumento de 711,9%.

Preparação para 2019 – Ano de Reformas

Segundo o Vice-Presidente, AF Sergio Furquim, a solidez da instituição demonstra o compromisso da gestão com o equilíbrio fiscal e geração de superávits, condição necessária para o enfrentamento dos desafios do próximo ano, como a reforma da Previdência Social, a Reforma Tributária e o fortalecimento da carreira.

Votação das Contas 2017

Após a apresentação e debate, a Presidente do IAF, Dra. Lícia Soares, colocou em votação as contas da entidade em 2017, tendo sido aprovadas por unanimidade pelos filiados presentes.

Por fim, a Presidente agradeceu a presença de todos, destacando o trabalho desenvolvido pelos Conselhos Fiscais anteriores, e ressaltou a excelência do atual Conselho Fiscal presidido pelo colega AF Alexandre Alcantara. Em seguida encerrou a Assembleia.

Notícias Relacionadas