Notícias
Compartilhar
05/12/2017

Arrecadação ICMS de novembro é a maior do ano

A arrecadação de ICMS do Estado da Bahia alcançou em novembro de 2017 o maior valor realizado do ano, com um total de 1,868 bilhão de reais.

Em valores atualizados pelo IPCA, ou seja, valores reais, o resultado de novembro superou os meses de abril e outubro de 2017.

Além disto, o resultado de novembro/2017 é também melhor que o valor arrecadado em novembro de 2016, com crescimento real de 3,4 %, descontada a inflação do período medida pelo IPCA

Resultado do ano também é significativo

O mesmo ocorre com o incremento anual do ICMS do ano de 2017, em relação a 2016. De janeiro a novembro de 2017, comparado com o mesmo período de 2016, o ICMS do Estado da Bahia cresceu em termos nominais 8,32%.

Em termos reais, descontada a inflação medida pelo IPCA, a arrecadação de janeiro a novembro de 2017 supera a do mesmo período de 2016 em 3,7%.

Este resultado permitiu ao Estado da Bahia se destacar no cenário nacional, cumprindo suas metas fiscais, pagando em dia seus compromissos, e ainda ter fôlego para realizar novos investimentos.

O IAF desde o início do ano acreditou na recuperação

O IAF, antes mesmo da materialização dos resultados positivos do ICMS 2017, sempre acreditou nas potencialidades do Estado em gerar novas oportunidades de investimentos, e reverter o quadro recessivo dos últimos anos.

Desde o início do ano, o IAF anuncia que a Bahia é a terra da superação, e que 2017 seria um bom ano para arrecadação do Estado, previsão  baseada na confiança na excelência do trabalho dos Auditores Fiscais, e seu compromisso com a responsabilidade fiscal.

O apoio dos Auditores Fiscais na Gestão Tributária e Financeira do Estado da Bahia, e no enfrentamento da crise com a tomada de medidas efetivas de combate a sonegação, foram fundamentais para a retomada do crescimento da arrecadação.

SIAF – Sistema Informatizado de Auditoria Fiscal

É importante ressaltar que o IAF foi a única associação de classe do Brasil que desenvolveu e financiou, com recursos próprios e apoio dos Auditores Fiscais, um sistema completo de Auditoria Fiscal customizado para o ambiente da Escrituração digital e emissão de notas eletrônicas (SIAF – Sistema Informatizado de Auditoria Fiscal).

Sistema este, cedido pelo IAF, sem quaisquer ônus para o Estado da Bahia, mediante convênio, e que possibilita a auditoria de grandes empresas de forma célere e eficiente.

Compromisso dos Auditores Fiscais

Os resultados alcançados em um dos mais graves períodos recessivos da nossa história, tanto a nível nacional quanto estadual, demonstram o compromisso e a responsabilidade dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia em apoiar o Estado, na sua nobre missão do cumprimento da lei de responsabilidade fiscal.

Nossa carreira se orgulha em contribuir para a construção de uma Bahia cada vez mais forte e próspera.

E vamos em frente, pois quanto maiores os desafios, maiores as responsabilidades dos Auditores Fiscais.

Notícias Relacionadas