Notícias
Compartilhar
27/07/2017

Alexandre Alcântara lança 5ª ed. do livro Estrutura, Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis

O diretor de comunicação do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF), Augusto Ferrari, entrevistou o Auditor Fiscal Alexandre Alcântara da Silva que está lançando a 5ª edição do livro “Estrutura, Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis”, publicado pela editora Atlas.

Augusto Ferrari – Alexandre Alcântara, primeiramente gostaria de cumprimentá-lo, em nome do IAF, pelo lançamento da 5ª edição de seu livro.

Alexandre Alcântara – Agradeço e me sinto honrado com a oportunidade de divulgar meu livro para os colegas do IAF, ao tempo que ratifico a minha satisfação de pertencer ao quadro associativo dessa importante entidade classista.

AF – Quando foi lançada a 1ª edição do livro “Estrutura, Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis”?

AA –  A primeira edição foi lançada em 2007. O fato do livro ser adotado como livro texto em várias faculdades e universidades do país e constar como referência bibliográfica em editais de concursos públicos, nos desafia a estar atento às alterações das normas contábeis e a necessidade de sempre incrementá-las com o fruto de nossas constantes pesquisas sobre o tema.

AF – Quais são as principais alterações/atualizações dessa 5ª edição do seu livro, em relação às edições anteriores?

AA – Esta quinta edição, lançada agora em julho, vem totalmente atualizada no que tange às recentes alterações introduzidas na norma contábil brasileira em consonância com a convergência do Brasil às normas internacionais de contabilidade (IFRS). Outras novidades são o capítulo sobre as “Características Qualitativas da Informação Contábil” que veio substituir o antigo capítulo de Princípios Fundamentais da Contabilidade, e as atualizações/ampliações sobre a evolução histórica da Análise de Balanços nos EUA e Brasil, normas de auditoria, padronização de demonstrações contábeis, ferramentas de análise, análise de empresas do terceiro setor, e análise fundamentalista. E ainda, uma nova versão da Planilha de Análise Financeira (em Excel) foi disponibilizada, juntamente com Papéis de Trabalho e acesso gratuito ao site do Grupo Gen/Atlas.

AF – O livro é destinado a que público?

AA – A obra destina-se ao uso como livro-texto para a disciplina Análise das Demonstrações Contábeis e equivalentes dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia. Leitura complementar para as disciplinas Administração Financeira e Contabilidade Societária. Indicado para programas de atualização e reciclagem profissional e de referência para cursos de  pós-graduação, concursos públicos e de preparação para o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.

AF – Onde está sendo comercializado o livro?

AA – Além do site do Grupo Gen (www.grupogen.com.br), é possível encontrá-lo nos sites das principais livrarias (Saraiva, Cultura, Amazon, Submarino e Americanas). Alguns destes sites oferecem descontos e fretes grátis. Como o livro foi lançado no dia 13 de julho, acredito que em breve estará também fisicamente nas livrarias.

AF – Não poderia terminar esta entrevista Alexandre, sem lhe perguntar sobre sua experiência e atuação como membro do Conselho Fiscal do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF). Como tem sido?

AA- Tem sido muito gratificante poder participar do Conselho Fiscal, juntamente com os colegas Auditores Fiscais Jaime Nascimento e Josias Menezes, nesta tarefa tão nobre e importante. Temos trazido para as discussões do Conselho Fiscal a relevância da análise financeira, e neste sentido o nosso primeiro relatório, sobre as contas de 2016, já fizemos constar gráficos e informações da situação econômico-financeira do IAF.

Alexandre Alcântara – Bacharel em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Direito Tributário e em Gestão Tributária, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atualmente lotado na IFEP Sul, em Vitória da Conquista. Líder do Grupo de Trabalho do ENCAT sobre Auditoria Fisco Contábil. Site: http://alcantara.pro.br/portal/autor/

Leia alguns trechos do livro: https://issuu.com/grupogen/docs/9788597011999_issu

 

Notícias Relacionadas